Imprensa -

CDL/BH participa de acordo entre Minas e Emirados Árabes para atrair investimentos para o Estado

Sugestão de Pauta

Assinatura de termo de cooperação foi realizada durante agenda da comitiva mineira em Dubai. Expectativa é criar intercâmbio comercial entre Minas e os países mulçumanos

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) participou nessa segunda-feira, 15, em Dubai, da assinatura de acordo de cooperação comercial entre o estado de Minas Gerais e os Emirados Árabes. A oficialização do termo contou com a participação do governador Romeu Zema, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CDIAL).

O objetivo é aumentar o número de empresas instaladas em Minas Gerais aptas a chegar a países mulçumanos, que consomem apenas produtos Halal, ou seja, feitos dentro das normas estabelecidas pela religião e que, portanto, podem ser consumidos por essa parcela da população.

Por esse motivo, o acordo de cooperação técnica teve a participação direta da CDIAL Halal, empresa que certifica que o produto exportado por determinada empresa, seja ele um alimento, fármaco, ou qualquer outro, cumpre os requisitos exigidos pela lei islâmica.

Intercâmbio entre Minas Gerais e o mercado árabe

As ações previstas pelo acordo têm como objetivo identificar e prospectar oportunidades comerciais para aumentar o intercâmbio entre Minas Gerais e o mercado árabe, fortalecendo, especialmente, as exportações mineiras para os países de atuação da Câmara Árabe, dentre eles Egito, Emirados Árabes, Marrocos, Arábia Saudita, Líbano e Catar. Também são propostas trocas de conhecimento sobre inovações e tecnologias, tanto mineiras, quanto árabes, que podem ser aplicadas nos ambientes público e privado.

“Cada um dos participantes do acordo irá contribuir com suas expertises e experiências para que o estado amplie sua parceria com o mercado árabe. A CDL/BH irá colaborar, sobretudo, no que se refere ao comércio varejista e aos setores de serviços. Queremos tornar esses segmentos ainda mais fortes e com grande potencial de exportação”, destacou o presidente Marcelo de Souza e Silva, que frisou ainda a força do comércio no estado, que é responsável por gerar milhões de empregos e representar grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais.

Na avaliação do governador Romeu Zema, o acordo permitirá um aumento da participação de Minas Gerais neste mercado, que corresponde a quase 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

“Minas Gerais representa 10% da população brasileira e 10% da economia, mas dos produtos Halal representa apenas 4,9% de todo o mercado. Temos um potencial de aumentar essa participação junto à CDL/BH e à Fiemg. Temos o maior interesse em tornar nosso estado um dos principais parceiros da comunidade islâmica. Espero dizer em pouco tempo que nosso estado dobrou a participação nesse mercado de produtos”, afirmou o governador de Minas.

Comitiva mineira em Dubai

A CDL/BH, representada por seu presidente, Marcelo de Souza e Silva e outros cinco profissionais, está no país, a convite do governador, para participar da Expo Dubai 2020 e também para realizar visitas técnicas ao comércio e serviços da cidade para conhecer o funcionamento dos setores, bem como trocar experiências sobre mobilidade, inovação e negócios. Também fazem parte da comitiva representantes do governo estadual e do Sebrae Minas. A delegação tem atividades no país até o dia 19 de novembro.