Imprensa -

CDL/BH e PBH inauguram amanhã, 29, mais uma Varanda Urbana

Sugestão de Pauta

A inauguração de mais uma Varanda Urbana na capital mineira será realizada amanhã, sábado, 29 de junho, às 11h30, na Avenida dos Bandeirantes, 1.080, entre as ruas Ribeiro Junqueira e Júlio Vidal, no bairro Mangabeiras. O projeto da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), conta com o patrocínio da Qoy Chocolate e apoio da Loja Elétrica, Ecobloc, Flora Mangabeiras, Universidade do Estado de Minas Gerais, Casas Falci e FIT Marcenaria. A primeira Varanda Urbana da cidade com projeto da CDL/BH foi instalada na Rua dos Goitacazes, entre as ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro, em 25 de junho.

O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, acredita que as Varandas Urbanas estimulam a apropriação dos espaços públicos pela população. “Esses espaços proporcionam uma experiência positiva dos cidadãos com as ruas e assim valorizam a região, o comércio e as empresas locais que têm a oportunidade de potencializar suas vendas”, explicou. “A cidade só tem a ganhar com esse projeto”, completou.

O espaço – A nova Varanda Urbana da cidade tem dimensões de 7,00 metros por 2,20 metros, e segue o estilo contemporâneo. Composta por um banco coberto por pergolado, bicicletário, carregador USB e jardineiras, toda sua estrutura é de Eco Madeira e conta ainda com energia fotovoltaica. A pintura do lado externo do espaço, realizada pelo artista plástico Samuca Martins da Escola Guignard, faz menção aos pontos turísticos de Belo Horizonte.

Conceito – A Varanda Urbana é uma extensão temporária da calçada que promove o uso do espaço público de forma democrática, permitindo à comunidade construir seu próprio espaço de convívio. Nestes espaços haverá melhora da paisagem urbana e eles se tornarão lugares melhores para se viver e conviver.

O custo de cada Varanda Urbana varia de acordo com o projeto escolhido para a região. A manutenção de cada uma delas é de responsabilidade da empresa que recebê-la em frente ao seu estabelecimento. O projeto das Varandas Urbanas foi feito pela CDL/BH. As empresas que quiserem “adotar” uma Varanda Urbana em frente ao seu estabelecimento devem entrar com a solicitação diretamente na Prefeitura de Belo Horizonte (BH Resolve) ou podem procurar a CDL/BH que os orientará no desenvolvimento dos projetos, no estudo de viabilidade dentro dos requisitos da PBH e na instalação.

Projeto é premiado – A primeira Varanda Urbana da capital mineira, inaugurada em 25 de junho na Rua dos Goitacazes, recebeu o Prêmio Gentileza Urbana 2015 concedido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG) na categoria Arquitetura e Urbanidade. A entrega da premiação acontece amanhã, às 14h, no Museu de Arte da Pampulha (Avenida Doutor Otacílio Negrão de Lima, 16.585, na Pampulha).

O Prêmio Gentileza Urbana busca a valorização de atitudes, gestos e intervenções que proporcionam um novo olhar sobre a cidade. A iniciativa do IAB-MG também conta com o apoio institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MG) e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais (Sinarq-MG).

Inauguração Varanda Urbana de Belo Horizonte

Data: Sábado, 29 de agosto de 2015

Horário: 11h30

Local: Avenida dos Bandeirantes, 1.080, entre as ruas Ribeiro Junqueira e Júlio Vidal, bairro Mangabeiras