Imprensa -

CDL/BH e PBH inauguram amanhã, 25, primeira Varanda Urbana da capital

Sugestão de Pauta
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inauguram amanhã, quinta-feira, 25 de junho, às 14h15, na Rua dos Goitacazes, entre as Ruas Rio de Janeiro e Espírito Santo, a primeira Varanda Urbana de Belo Horizonte. O projeto realizado e patrocinado pela CDL/BH e Colchões Ortobom, tem o apoio da Loja Elétrica Ecobloc e Flora Mangabeiras. Uma segunda Varanda Urbana será instalada na Avenida Bandeirantes, 1.080, entre as Ruas Ribeiro Junqueira e Júlio Vidal.

De acordo com o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, esses locais foram escolhidos por serem regiões com grande fluxo de pedestres, além de ampla rede de lojas, bares e restaurantes.  “A Varanda Urbana tem como finalidade disponibilizar para a população um espaço de convivência como se fosse uma praça. Em ruas com grande movimento de pedestres e intenso comércio, ela proporciona uma melhoria no ambiente da região, tornando a experiência de compras em lojas de rua muito mais prazerosa”, explicou o presidente da CDL/BH. “Ela também deve ser abraçada pelos moradores da região se transformando em local para permanência e sociabilização das pessoas”, completou.

O custo de cada Varanda Urbana varia de acordo com o projeto escolhido para a região. A manutenção de cada uma delas é de responsabilidade da empresa que recebê-la em frente ao seu estabelecimento. O projeto das Varandas Urbanas foi feito pela CDL/BH. Empresas que quiserem “adotar” uma Varanda Urbana em frente ao seu estabelecimento devem entrar com a solicitação diretamente na Prefeitura de Belo Horizonte ou podem procurar a CDL/BH que os orientará no desenvolvimento dos projetos, estudo de viabilidade dentro dos requisitos da PBH e instalação.

Conceito – A Varanda Urbana, nada mais é que uma extensão temporária da calçada promovendo o uso do espaço público de forma democrática, permitindo à comunidade construir seu próprio espaço de convívio. Nestes espaços haverá melhora da paisagem urbana e eles se tornarão lugares melhores para se viver e conviver.

Como primeira Varanda Urbana a ser implantada na cidade de Belo Horizonte, a CDL/BH teve um cuidado especial para escolher seu tema. “Todos os materiais, cores e mobiliário foram escolhidos para que esta Varanda Urbana nos remeta às construções mineiras tradicionais, com o charme e o conforto dos casarios”, explicou a arquiteta da CDL/BH, Lourdes Maria Rodrigues. “Mesmo remetendo às antigas edificações mineiras ela também conta com materiais e práticas sustentáveis, que são temas importantes e sempre em pauta atualmente”, acrescentou.

A Varanda Urbana tem dimensões de 9,00 metros por 2,20 metros, sendo que parte contará com um bicicletário e outra parte com bancos e jardineiras. Sua estrutura, assim como a madeira dos bancos e do guarda-corpo, será em Eco Madeira. O ferro dos bancos, postes e demais guarda-corpos serão do material  feito a partir de sucata e a iluminação dos postes receberá lâmpadas fotovoltaicas. O piso será em cerâmica, remetendo ao ladrilho hidráulico e as jardineiras receberão plantas que possam oferecer sombra para aqueles que utilizarem o mobiliário. As demais Varandas Urbanas podem ser desenvolvidas de acordo com o interesse do investidor.

Inauguração primeira Varanda Urbana de Belo Horizonte

Data: Quinta-feira, 25 de junho de 2015

Horário: 14h15

Local: Rua dos Goitacazes, entre as Ruas Rio de Janeiro e Espírito Santo, a primeira Varanda Urbana da capital