Imprensa -

Capacitação do empreendedor é crucial para a retomada da economia

Sugestão de Pauta
Programa Brasil Mais

Em parceria com governo federal e Sebrae Minas, CDL/BH vai oferecer aos empresários da capital o Programa Brasil Mais. Objetivo é aumentar a produtividade e a competitividade das micro e pequenas empresas

No último ano, o empreendedorismo foi responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Segundo o mais recente levantamento da pesquisa Global Entrepreneuership Monitor (GEM), estima-se que 53,4 milhões de brasileiros estão à frente de alguma atividade empreendedora, seja consolidando um novo negócio ou mantendo um empreendimento já estabelecido.

Em 2020, Minas Gerais ficou em terceiro lugar como estado de maior número de empreendedores, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro. A capital também viu esta modalidade de emprego e geração de renda dar um grande salto. O número de novos negócios, na modalidade microempreendedor individual, foi duas vezes maior que o de empresas fechadas.

Diante de tantas novas possibilidades de negócios, a capacitação desses empresários tem sido crucial, especialmente neste momento em que a economia ensaia os primeiros passos de retomada. “A consciência de gestão é essencial para a manutenção de um negócio. Sabemos que empresas que não se preparam têm um tempo de vida curto, cerca de quatro ou cinco anos”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

Programa Brasil Mais oferece soluções para melhoria da gestão, inovação e redução de desperdícios

Para aumentar a produtividade e a competitividade das micro e pequenas empresas, a CDL/BH em parceria com o governo federal e o Sebrae Minas, vai oferecer aos empresários da capital mineira acesso a soluções que vão melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios, por meio do Programa Brasil Mais. “Por meio de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto, vamos oferecer ao empresário a oportunidade de exercer um pensamento crítico sobre o seu negócio”, destaca Souza e Silva. “Esta é mais uma iniciativa da CDL/BH para ajudar na retomada econômica dos setores de comércio e serviços de Belo Horizonte”, completa.

Ainda de acordo com o presidente da entidade, a iniciativa é gratuita para associados e as empresas participantes receberão o acompanhamento técnico e consultorias especializadas de Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae para auxiliar no aprendizado das melhores práticas.

O Programa Brasil Mais é uma iniciativa do Ministério da Economia em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em Belo Horizonte, o programa será oferecido pela CDL/BH em parceria com o Sebrae Minas.

Os interessados em participar devem realizar o pré-cadastro pelo link:  https://bit.ly/3u0tQrm