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Cai otimismo dos empresários com as vendas para o Dia dos Namorados

Sugestão de Pauta

De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) no período de 12 a 23 de maio com 200 empresários da capital mineira, as vendas para o Dia dos Namorados devem ser iguais as do ano passado, segundo 39% dos entrevistados (no último ano, 25,13% acreditavam em vendas iguais ao ano de 2012). Os que acreditam em vendas melhores totalizam 32%, contra 52,76% dos lojistas entrevistados em 2013. Já 29% acham que as vendas serão piores em 2014 em relação ao ano passado.
 
O dia dos namorados em 2014 será (gráfico 01)
 
De acordo com 21,53% dos empresários, o fator que deve prejudicar as vendas é a inflação. Os outros fatores, na visão dos lojistas são: Copa do Mundo (18,75% dos entrevistados), redução no poder de compra (17,36%), desaceleração da economia (13,19%), taxas de juros altas (11,81%), inadimplência (7,64%), desemprego (7,64%), outros que incluem eleições, impostos e manifestações (2,08%) e 0,69% acham que nada pode prejudicar as vendas.
 
O que no cenário atual pode prejudicar as vendas? (gráfico 02)
 
Em contrapartida, os fatores que podem ajudar nas vendas são: crédito para pessoas físicas (39,58%), nada pode contribuir (26,04%), Copa do Mundo (20,83%), taxas de desemprego em patamares menores (13,54%) e taxas de juros em patamares menores  (1,04%).
 
O que no cenário atual pode ajudar nas vendas? (gráfico 03)
 
Para 24,75% dos empresários o consumidor comprará presentes com tíquete médio de R$ 75,01 a R$ 100. A divisão entre as diversas faixas ficou assim: entre R$ 50,01 a R$ 75 (21,78% dos entrevistados), de R$ 100,01 a R$ 150 (16,83%), de R$ 150,01 a R$ 200 (12,87%), de R$ 200,01 a R$ 300 (7,92%), de R$ 300,01 a R$ 400 (5,94%), de R$ 30,01 a R$ 50 (3,96%), acima de R$ 400 (3,96%) e até R$ 30 (1,98%).
 
Tíquete médio (gráfico 04)
 
Pagamento – Segundo 73,27% dos entrevistados, a forma de pagamento que mais será utilizada pelos consumidores é o parcelado no cartão de crédito. Em seguida, os lojistas acreditam que as vendas serão pagas das seguintes formas: dinheiro (12,87%), cartão de débito (4,95%), a vista no cartão de crédito (4,95%), parcelado no cheque (2,97%) e a vista no cheque (0,99%).
 
Forma de pagamento (gráfico 05)
 
Entre os lojistas que acreditam que a forma de pagamento mais utilizada será a parcelada, a maioria (46,91%) espera compras divididas em até três vezes. Em seguida, esperam quatro parcelas (22,22% dos empresários); duas (16,05%); dez (6,17%), uma (6,17%), cinco (1,23%) e seis (1,23%). 
 
Número de parcelas (gráfico 06)
 
Estratégias – O atendimento qualificado será a estratégia utilizada pela maioria dos comerciantes (26,02%) para atrair a clientela. As demais são: ofertas/promoções (16,84%); preço/valor dos produtos (11,73%), propaganda/publicidade (9,18%), ambiente agradável (8,16%), facilidades de pagamento (7,65%), ofertas de serviços diferenciadas (7,14%), qualidade/mix de produtos (7,14%), decoração (5,61%) e outros (0,51%).
 
Estratégia para atrair clientes (gráfico 07)
 
Roupas são os produtos que terão o melhor desempenho de acordo com 36,89% dos entrevistados. Em seguida estão: calçados/acessórios (22,33%), joias/bijuterias (4,85%), eletroeletrônicos (4,85%), telefone celular (4,85%), livraria/papelaria (4,85%), produtos eróticos/lingeries (3,88%), flores (3,88%), perfumaria e cosméticos (3,88%), CDs/DVDs (2,91%), cama, mesa e banho (1,94%), móveis (0,97%), bombons (0,97%), alimentação e bebidas (0,97%), artigos de decoração (0,97%) e produtos diversos (0,97%).
 
Produtos com melhor desempenho (gráfico 08)
 
Cenário econômico – Segundo 50,5%  dos empresários entrevistados, a atual situação econômica do país os levou a adiar a contratação de funcionários ou algum outro investimento. E 70,1% precisaram rever a expectativa de vendas para 2014.
 
Precisou rever sua expectativa de vendas para 2014 (gráfico 09)
 
Expectativa de vendas – O Dia dos Namorados deve movimentar entre R$ 2,15 a R$ 2,18 bilhões no setor de comércio e serviços de Belo Horizonte, de acordo com a previsão da CDL/BH. A Entidade prevê um crescimento entre 1% a 2,5% em relação ao mesmo período de 2013 nas vendas. 
 
 
 

Mês de Junho

 

Variação em relação ao ano anterior (%)

Valor de Vendas do Comércio de

Belo Horizonte – (aproximada)

(em R$ de Maio/2014)

2001

+1,2

1,34 bilhão

2002

-5,5

1,27 bilhão

2003

-0,9

1,25 bilhão

2004

+20,2

1,51 bilhão

2005

+10,4

1,67 bilhão

2006

-2,4

1,63 bilhão

2007

+6,2

1,74 bilhão

2008

+5,5

1,83 bilhão

2009

+2,0

1,87 bilhão

2010

+5,2

1,98 bilhão

2011

+2,38

2,03 bilhões

2012

+4,37

2,12 bilhões

2013

+0,22

2,13 bilhões

2014

De 1,0% a 2,5% (P)

Entre 2,15 a 2,18 bilhões (P)

(P) = Previsão