BRT na região central de Belo Horizonte

Entre as dicas estão instruções sobre planejamento de estoque e ações promocionais para atrair clientes e orientações sobre remanejamento de empregados, segurança da loja, acordo para redução temporária do valor de locação do imóvel, riscos de acidentes para consumidores, pedidos de indenização, dentre outros.

Belo Horizonte, 26 de fevereiro de 2013 – Desde o dia 8 de janeiro, a Avenida Paraná está em obras para a implantação do BRT (do inglês: transporte rápido por ônibus).  Durante o período das obras, o fluxo de pessoas que circulam pelo local reduz consideravelmente, o que reflete na queda das vendas do comércio local. Pensando nisso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), está distribuindo para os 260 lojistas da avenida, um manual com orientações sobre como minimizar o impacto das obras sobre as vendas.

Entre as dicas estão instruções sobre planejamento de estoque e ações promocionais para atrair clientes. “Com medidas cautelosas, o comerciante pode evitar que o prejuízo no caixa de sua loja seja maior. O lojista precisa estar preparado para todo o período das intervenções, que se estenderá até o início de 2014”, explicou o vice-presidente da CDL/BH, Anderson Rocha.
A cartilha também contém orientações sobre remanejamento de empregados, segurança da loja, acordo para redução temporária do valor de locação do imóvel, riscos de acidentes para consumidores, pedidos de indenização, dentre outros.

Ações promocionais

De acordo com o gerente da Ótica Carijós, Marcus Vinicius de Lima Zenóbio, a queda nas vendas já foi sentida. “Nossas vendas caíram de 20% a 30%. Para tentar reverter essa situação, estamos investindo em ações promocionais para atrair a clientela”, afirma. O gerente da loja Luc Bel, Roberto Carlos da Silva, também está investindo em ações para minimizar as perdas. “Desde o início das obras, registramos prejuízos de até 50%. Porém, com promoções conseguimos recuperar 25% das vendas”, explica.

Desde o início das obras, em janeiro, a CDL/BH cobra junto aos órgãos responsáveis medidas para reduzir o impacto das obras. “Sabemos que com o crescimento acelerado de Belo Horizonte os investimentos em mobilidade urbana são vitais para a população. Obras deste porte são necessárias, porém geram transtornos para o comércio. Nosso compromisso é lutar para que esses prejuízos sejam os menores possíveis”, explicou o vice-presidente da CDL/BH.

Pesquisa

Uma pesquisa para avaliar o real impacto sobre as vendas do comércio da Avenida Paraná está sendo realizada pela CDL/BH entre os comerciantes. O resultado será divulgado no mês de março.