Belo Horizonte registra maior inadimplência desde 2013

A combinação juros altos, pressão inflacionária e aumento da taxa de desocupação aliada a falta de planejamento tem levado boa parte dos consumidores da capital a acumularem dívidas. É o que aponta os dados de outubro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O número de dívidas em atraso cresceu 2,52% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O aumento é o maior dos últimos três anos, nesta mesma base de comparação. Em 2014, esse índice foi de 1,48% e em 2013 a alta foi de 0,74%.

(Imagem 1)

Segundo o vice-presidente da CDL/BH, Davidson Cardoso, o aumento comprova os dados de pesquisa recente realizada pela entidade com 200 consumidores apontando que 54% dos belo-horizontinos não fazem nenhum tipo de planejamento financeiro. “Momentos de instabilidade econômica exigem um melhor controle do orçamento por parte das famílias, mas não é isso que os números mostram”, afirma. “A renda das famílias reduziu e boa parte dos consumidores não está conseguindo equilibrar as finanças”, completa.

Comparando outubro com o mês imediatamente anterior (Out.15/Set.15), o número de dívidas em atraso registrou alta de 1,33%. “Novamente, percebe-se o reflexo da piora dos indicadores econômicos como a inflação alta e os juros elevados no orçamento das famílias que não conseguem quitar todas as suas despesas”, explica Cardoso.

(Imagem 2)

Faixa etária – Comparando outubro com o mesmo mês do ano anterior (Out.15/Out.14), a maior parte dos registros (8,60%) no SPC da CDL/BH corresponde aos consumidores de 50 a 64 anos. Em seguida aparecem: os inadimplentes de 40 a 49 anos (6,05%), de 65 a 84 anos (5,49%), de 85 a 94 anos (3,46%) e de 30 a 39 anos (2,05%). As faixas que apresentaram queda são: de 18 a 24 anos (-16,26%) e de 25 a 29 anos (-0,85%).

(Imagem 3)

Sobre o tempo de atraso do débito, no mesmo período de comparação, a maioria das dívidas em atraso corresponde a dívidas de três a cinco anos (13,32%), em seguida aparece o intervalo de até 90 dias (1,57%). Apresentaram queda as faixas de: de 181 a 360 dias (-5,84%), de 361 dias a três anos (-1,41%) e de 91 a 180 dias (-0,14%).

(Imagem 4)

Pessoas inadimplentes – Os dados do SPC da CDL/BH também apontam o crescimento de 1,53% no número de pessoas inadimplentes no mês de outubro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. E comparando com o mês imediatamente anterior (Out.15/Set.15) a alta foi de 1,52%.

Para o vice-presidente da CDL/BH os aumentos estão relacionados à piora do cenário macroeconômico. “A renda das famílias está cada vez menor devido à elevação do custo de vida e à queda na renda”, explicou. “O consumidor não consegue arcar com todas as despesas, e acaba inadimplente”, completa.