Em que posso ajudar?

WhatsApp

Perguntas Frequentes

 

1. O que é o Projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil 2022?

O Projeto Varejo Inteligente Conecta é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro E Pequenas Empresas (SEBRAE), que visa promover o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do comércio varejista e a mudança de mentalidade dos empresários participantes, desmistificando a inovação e tornando sua prática possível em seu dia a dia na gestão de suas empresas, por meio de capacitações, workshops, consultorias individuais, oficinas práticas e eventos de conexão com startups.

 

2. O que significa VI Conecta?

VI Conecta é uma abreviação de Varejo Inteligente Conecta.

 

3. Quem são os realizadores do projeto?

É uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro E Pequenas Empresas (SEBRAE).

 

4. Quais são as etapas do projeto?

O projeto está dividido em quatro etapas, nomeadas como Focos:

Foco 1 – Sensibilização e Capacitação CDLs

Foco 2 – Sensibilização e Seleção Empresas 

Foco 3 – Aceleração Empresas

Foco 4 – Evento de Encerramento

 

5. Qual o formato desta edição? (explicar que será em locais diferentes) 

Nesta edição o projeto atuará a nível nacional, com a presença em todos os estados brasileiros. E para atender e possibilitar a participação das empresas, startups, CDLs e demais envolvidos terá o formato híbrido, sendo que  os Focos 1 (um), 2 (dois) e 3 (três) online e o Foco 4 (quatro) híbrido com evento presencial e transmissão online.

Importante pontuar que a participação da empresa estará diretamente relacionada ao seu endereço. 

 

6. O projeto será online ou presencial?

Os Focos 01 (um), 02 (dois) e 03 (três) serão no formato online e o Foco 04 (quatro) será no formato híbrido com evento presencial e transmissão online, resguardando a isonomia das ações e dos participantes.

 

7. Em qual etapa as empresas poderão participar do projeto?

As empresa poderão participar das seguintes etapas:

Foco 02 (dois): etapa que acontecerá a Trilha de Conteúdo.

Foco 03 (três): etapa que acontecerá a Aceleração das empresas.

Foco 04 (quatro): etapa que acontecerá o Evento de Encerramento.

 

8. O que é a Trilha de Conteúdo?

Trilha de Conteúdo é uma trilha composta por 4 (quatro) eventos online pensada para gerar uma jornada de transformação nas empresas, contendo conteúdos práticos e aplicáveis ao momento atual dos negócios. Os temas são escolhidos de acordo com as dores e desafios mais latentes, especialmente das pequenas empresas.

 

9. Posso inscrever mais membros da minha equipe para participar da Trilha de Conteúdo?

Sim. O conteúdo da Trilha de Conteúdo foi pensado para impactar a empresa com um todo e por isso será possível inscrever até xx participantes por CNPJ, assim mais pessoas absorvem e compartilham conhecimento.

 

10. Quantos eventos terá a Trilha de Conteúdo?

Serão quatro eventos por Trilha de Conteúdo. A Trilha é por estado e a empresa poderá participar dos eventos previstos em seu estado. 

 

11. Os eventos da Trilha ficarão gravados e disponíveis para assistir?

O evento será ao vivo e não ficará disponível para visualização posterior, mas será disponibilizado um ebook ao final da trilha de conteúdo para os participantes. 

 

12. Quem são os participantes desta edição? 

Participantes do projeto: Microempreendedores individuais, Microempresas, Empresas de pequeno porte, Startups e CDLs. 

 

13. Como será a participação das startups no projeto?

As startups irão participar do projeto no Foco 03 (três) – Fase 04 (quatro) e sua participação está diretamente ligada à conexão com as empresas participantes. Após elencar os desafios das empresas participantes será aberto as inscrições para as startups se inscreverem de acordo com a dor/desafio que ela possuir aderência, após selecionadas haverá um workshop preparatório e um evento de conexão promovendo a interação direta entre empresas e startups. 

 

14. Como será a participação das CDLs no projeto?

As CDLs atuaram como apoiadoras de disseminadoras do projeto em sua cidade e estado. Como as entidades possuem um contato próximo aos seus associados e empresários locais será de muita importância para potencializar o projeto e as ações que o compreendem. 

 

15. Por ser um projeto de abrangência nacional, as empresas poderão participar das ações em qualquer estado? 

A empresa será direcionada para participar do projeto com acompanhamento da CDL mais próxima ao seu endereço. 

 

16. Tem custo para participar do projeto? 

A participação no projeto é gratuita.  A contrapartida para participar do projeto é tempo e dedicação, pois há muitas atividades para auxiliar o empreendedor a reinventar o seu negócio. 

 

O evento de encerramento será modelo híbrido e se o participante optar em estar no modelo presencial, os custos de deslocamento serão de sua responsabilidade. 

 

17. Quais os canais oficiais do projeto?

As informações do projeto serão atualizadas no site: xxxx e instagram: https://www.instagram.com/varejointeligentecdlbh/

 

18. Qual a duração do projeto?

O prazo de execução total do projeto é de até 12 meses. Como o projeto é dividido por foco, cada foco terá um prazo definido. 

 

19. Qual o tempo de duração de cada foco do projeto?

Foco 1 – Sensibilização e Capacitação CDLs – duração de 2 meses

Foco 2 – Sensibilização e Seleção Empresas –  – duração de 2 meses

Foco 3 – Aceleração Empresas –  duração de 3 meses

Foco 4 – Evento de Encerramento – duração de 1 mês

 

20. Quanto tempo as empresas irão participar do projeto?

As empresas irão iniciar sua participação no Foco 2 (dois) e poderá permanecer no projeto até a realização do Evento de Encerramento que acontecerá no Foco 4 (quatro). Totalizando aproximadamente oito meses de participação no projeto. 

 

21. Qual o papel da AAA no projeto?

A  AAA PLATAFORMA DE INOVAÇÃO LTDA – ME é uma empresa de consultoria contratada para auxiliar na execução do Projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil 2022. Atuará em todos os focos do projeto com suporte técnico especializado, consultoria/instrutoria e desenvolvimento do plano de comunicação e produção. 

 

22. Quais empresas podem se inscrever?

MPEs do setor de comércio e serviços, que estejam ativas na Receita Federal e Estadual, tenham sua sede e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica registrado no Estado de Minas Gerais. As empresas selecionadas também devem ter faturamento anual máximo de até R $4.800.00,00 (Micro e Pequenas Empresas). 

 

23. As inscrições são gratuitas?

As inscrições e participação no projeto são gratuitas, sendo custeado pela CDL/BH e Sebrae Nacional.

 

24. As inscrições já estão abertas?

Não. As inscrições estarão disponíveis no início do Foco 02, mas você poderá realizar sua pré-inscrição para ser informado previamente das próximas etapas do projeto. 

 

25. Onde faço minha pré- inscrição?

O link da pré-inscrição está disponível nos seguintes canais:

Instagram: https://www.instagram.com/varejointeligentecdlbh/

Site CDL/BH: https://www.cdlbh.com.br/

 

26. Não associados podem se inscrever?

Podem e devem se inscrever, o projeto tem por objetivo auxiliar todas as MPEs de comércio e serviços localizadas no Brasil. 

 

27. Quem não for selecionado pode participar de alguma ação?

Sim! Nesta edição teremos a Trilha de Conteúdo na Foco 02 e Evento de Conexão na Foco 03, ambos são ações abertas ao público. 

 

28. O que é o Evento de Conexão?

O evento de conexão é uma excelente oportunidade para que as empresas possam se conectar com o ecossistema de inovação. Funciona como uma mesa redonda, um bate-papo em que empresas e startups podem trocar experiências, desafios, soluções e quem sabe fazer negócios.