Inovação corporativa é tema do Corporate Venture Summit, que tem apoio da CDL/BH

Evento, realizado nos dias 27 e 28 de novembro, é gratuito e aberto a empreendedores, varejistas e interessados em tecnologia e startups
Tecnologia e inovação são essenciais em um mundo cada vez mais conectado. As transformações precisam ser significativas para empresas e sociedade e as startups têm sido as principais geradoras dessa inovação tão necessária. Sempre atenta às mudanças de cenário, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) se une à maior rede de Venture Builder da América Latina, a FCJ, nos dias 27 e 28 de novembro, para participar do evento Corporate Venture Summit. A iniciativa, que tem inscrições gratuitas e é aberta a empreendedores e varejistas, visa discutir o modelo de Corporate Venture, tendências e desafios quando o assunto é inovação corporativa. A CDL/BH participa do painel “Impacto da inovação no Varejo”, no dia 27, às 14h50, ao lado dos convidados Emílio Parolini (CEO Varejo Ventures) e Renato de Castro (CEO SmartUp).
Representada pelo presidente Marcelo de Souza e Silva, a entidade irá mostrar o plano de ação e resultados do Varejo Inteligente, um espaço não só de trabalho, mas também de capacitações, workshops e meetups para empresários e empreendedores. Com esta parceria, tanto o Grupo FCJ quanto a CDL/BH promovem a interação startups-empreendedores, uma vez que elas têm a chance de promover soluções reais, com base nas dores dos varejistas, e os empreendedores têm à disposição uma rede de suporte robusta.
“Nesta parceria, aliamos o Varejo Inteligente da CDL/BH, um ambiente criativo e de compartilhamento, à Varejo Ventures, uma Venture Builder do Grupo FCJ. É uma excelente oportunidade de trocas de experiências e conhecimento, especialmente em um mercado que está cada dia mais competitivo, omnichannel e veloz”, destaca Souza e Silva.
Corporate Venture Summit
O Corporate Venture Summit é uma iniciativa do Grupo FCJ, que tem como objetivo levar para o mercado conteúdo abrangente sobre as iniciativas de Inovação Corporativa, abordando as principais alternativas, como aceleração, inovação aberta, Corporate Venture Capital e Corporate Venture Builder.
Trazendo mais de 50 profissionais como painelistas e palestrantes, durante o evento serão apresentados conteúdos e cases reais de sucesso. Devido à pandemia de coronavírus, o evento acontecerá via plataforma online nos dias 27 e 28 de novembro, das 9h às 20h e das 10h às 12h30, respectivamente.
No dia 27, com mediação de Lucas Veríssimo, artista empreendedor, o evento abordará diversas frentes de um ecossistema de inovação. Os primeiros painéis tratarão de Inovação Corporativa, Corporate Venture Builder e Corporate Venture Capital.
Em seguida, haverá uma rodada de apresentações sobre investimento-anjo, com Fred Albuquerque, CEO da FCJ Angels Network, Jorge Letra, idealizador e investidor da FCJ São Paulo, e demais convidados.
A última apresentação do período da manhã, será sobre Modelos Alternativos de Investimento com CrowdFunding, e as suas aplicações no ambiente de inovação.
Após o intervalo, o evento seguirá com painéis sobre Ecossistema de Inovação, que mostrarão os ecossistemas mundiais onde a FCJ tem presença, e abordarão outros temas, como o que é um Centro de Serviço Compartilhado.
Para falar do tema Inovação na Sustentabilidade, será apresentada a iniciativa do ICLEI Innovation, que é uma parceria da Publicae e o ICLEI — Governos Locais pela Sustentabilidade, uma organização internacional de governos locais e regionais que se comprometeram com o desenvolvimento sustentável, contando com o apoio da Houer e FCJ.
Logo em seguida haverá painéis temáticos ligados à inovação:
● Saúde – conduzido pelo Fábio Veras, CEO da Saúde Ventures e convidados, o tema central será as Health Techs.
● Agronegócios – conduzido pelo Leo Dias, CEO do NovoAgro Ventures, e convidados, o tema central será as Agtechs e o seus impactos no Agronegócio brasileiro.
● Varejo – será conduzido pelo Emílio Parolini, CEO da Varejo Ventures, e Marcos Knosel, CEO da Farma Ventures. O tema central será o impacto das Retail Techs no varejo nacional.
● Energia – será conduzido pelo Leandro Martins, CEO da Energy Nest, e convidados. O tema central será inovação no setor de energia.
Após os painéis temáticos, será apresentado um painel sobre o modelo de Franchise para Startups, que será conduzido pelo André Justino, CEO da StartupWin e convidados.
Mais informações e inscrições no link: https://space.fcjventurebuilder.com/corporate-venture-summit/