Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Páscoa em BH será de vendas com tíquete médio de R$ 47,69, aponta pesquisa da CDL/BH

Sugestão de Pauta

Expectativa do comerciante é que cada consumidor compre, em média, até dois itens

A Páscoa, comemorada no próximo dia 4 de abril, chega como uma esperança de renovação, inclusive para os comerciantes da capital que, desde as 14h do dia 6 de março, estão de portas fechadas. Para a data, de acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizada com cem empresários entre os dias 10 e 23 de março, os lojistas esperam um tíquete médio de R$ 47,69 em cada item. “A expectativa do comerciante é que cada consumidor, em média, compre até dois itens de Páscoa, desembolsando no total R$ 95,38”, revela o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva.

Mais adeptos e acostumados ao comércio on-line, os lojistas entrevistados afirmam que irão usar o poder das vendas virtuais para alavancar as vendas no período comemorativo. O aplicativo de mensagens whatsapp é o preferido de 48,5%. “Muitos citaram outras redes sociais, mas o whatsapp chama a atenção por ser mais pessoal e direto. Isso também nos mostra a importância de se cultivar uma boa base de informações sobre o seu cliente”, avalia Souza e Silva.

Para atrair os consumidores, a maioria dos lojistas afirma que irá investir em divulgação (61,6%) e aperfeiçoar o atendimento (34,3%). “Sabemos que, apesar da grande digitalização que as formas de consumo vêm passando nos últimos tempos, somos seres sociáveis. Por isso, investir em material humano, experiência do consumidor e qualidade no atendimento são essenciais para gerar vendas e fidelizar o cliente”, indica o presidente da entidade.

Pagamento

De acordo com os entrevistados, 75,8% dos consumidores irão optar pelo pagamento no cartão de débito, 15,2% à vista no crédito e 5% no dinheiro. Segundo a pesquisa, os empresários acreditam que os consumidores irão realizar pagamentos à vista com o objetivo de manter a vida financeira saudável e evitar o endividamento futuro.

Ovo de Páscoa em segundo lugar

São muitas as opções de chocolate nas prateleiras, mas os lojistas acreditam que alguns formatos serão os preferidos do consumidor nesta Páscoa. Em destaque: tablete ou barra de chocolate (24,2%); ovo de páscoa (22,2%); caixa de bombons (19,2%) e cesta de bombons (12,1%).

Foco no on-line

A força das vendas on-line, especialmente neste período de ‘onda roxa’, foi confirmada por outra recente pesquisa CDL/BH realizada entre os dias 8 e 22 de março, com 235 comerciantes da cidade.

Dentre as principais estratégias adotadas pelos lojistas para continuarem na ativa, em primeiro lugar (67,2%) estão as vendas on-line, seguidas de divulgação em redes sociais e telemarketing (20%) e atendimento sob demanda (5,5%).

“Dentro das dificuldades e restrições, os lojistas têm se adaptado e buscado alternativas para amenizar os prejuízos. As vendas on-line, sem dúvida, são a principal opção e têm sido a salvação de muitos negócios”, pontua o presidente da CDL/BH.

O levantamento destaca ainda os receios dos comerciantes em relação ao futuro de seus negócios.  “Essa é a primeira vez, desde o início da pandemia, que o medo pelo encerramento definitivo das atividades não ocupa o primeiro lugar dentre as preocupações dos lojistas. O que significa que, apesar do agravamento da pandemia e suas consequências econômicas, o empresário está esperançoso por uma retomada”, finaliza Souza e Silva.