Indicador de Vendas

Belo Horizonte, 14 de junho de 2012 – O Termômetro de vendas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) apontou que o comércio varejista da capital registrou alta de 4,16% no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2011. Para o vice-presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o desempenho é resultado das políticas de incentivo ao crescimento econômico e dos níveis estáveis de emprego e expansão da renda dos trabalhadores. “As reduções contínuas da taxa de juros e a ampliação da oferta de crédito para os consumidores, impactam diretamente no aumento do consumo, e, consequentemente, no crescimento do comércio varejista”, afirma.
Com crescimento de 8,89%, o setor de Papelarias e Livrarias apresentou o maior crescimento no primeiro quadrimestre do ano, seguido por produtos farmacêuticos (+8,4%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+2,15%); ferragens, materiais elétricos e de construção (+1,56%); tecidos, vestuários, armarinho e calçados (+1,12%).
Na comparação com abril do ano anterior o crescimento do varejo foi de 1,27%. “Em abril de 2011 a economia brasileira estava sob o efeito de políticas econômicas restritivas, com maiores taxa de juros e inflação. Já em 2012, o cenário é outro, com juros e índice inflacionário menores”, explica o vice-presidente.
Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação foram: ferragens, material elétrico e de construção (+5,12%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+3,88%); supermercados e produtos alimentícios (+1,91%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+0,89%).
Quando comparado com o mês imediatamente anterior (Abr.12/Mar.12) o comércio varejista apresentou queda de 0,51%. “Muitos consumidores aproveitaram o feriado da Semana Santa para viajar, impactando diretamente nas vendas do varejo na capital mineira”, afirma Silva. “Além disso, o mês de março é uma base de comparação aquecida, pois é caracterizado por liquidações de queima de estoque para o lançamento da coleção da nova estação”, completa. Setores que apresentaram crescimento: máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+2,34%); ferragens, material elétrico e construções (+2%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+0,39%).
Nos últimos doze meses (Mai.11-Abr.12) / (Mai.10-Abr.11) o crescimento do comércio da capital mineira foi de 3,01%. Para Marcelo de Souza este aumento revela o movimento de recuperação da economia brasileira nos primeiros meses de 2012 em comparação com o ano passado, quando o país sofria com os impactos negativos desencadeados pela crise mundial. “O cenário de estabilidade econômica instaurado após este período, pode ser percebido através dos índices de emprego e renda”, conclui.
Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação foram: produtos farmacêuticos (+6,39%); tecidos, vestuários, armarinho e calçados (+5,1%); supermercados e produtos alimentícios (+2,34%); Papelarias e Livrarias (+2,25%); ferragens, materiais elétricos e de construção (+1,42%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+0,26%).
Mês/Ano
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Síntese dos resultados (%)
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Abr/Mar
|
Abr/Abr
|
(Mai-Abr) / (Mai-Abr)
|
|
|
1995
|
-3,5
|
+55,6
|
+55,2
|
|
1996
|
-5,3
|
+2,3
|
+0,2
|
|
1997
|
-1,3
|
+6,1
|
+1,4
|
|
1998
|
-7,1
|
-15,6
|
-12,1
|
|
1999
|
-1,0
|
-13,1
|
-14,8
|
|
2000
|
-4,4
|
+18,8
|
+14,2
|
|
2001
|
-6,2
|
+19,4
|
+13,9
|
|
2002
|
-2,6
|
-4,2
|
-6,4
|
|
2003
|
+2,2
|
-7,0
|
-2,3
|
|
2004
|
-0,3
|
+33,1
|
+23,7
|
|
2005
|
+5,8
|
+12,9
|
+10,3
|
|
2006
|
-5,3
|
-0,1
|
-1,9
|
|
2007
|
-2,7
|
+11,2
|
+6,0
|
|
2008
|
-1,6
|
+8,2
|
+6,2
|
|
2009
|
+3,6
|
+1,1
|
+2,4
|
|
2010
|
-2,3
|
+3,8
|
+5,3
|
|
2011
|
+2,97
|
+4,86
|
+5,89
|
|
2012
|
-0,51
|
+1,27
|
+3,01
|