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Imprensa -

Eletrodomésticos e roupas foram os produtos campeões de inadimplência

Sugestão de Pauta

O consumidor deve ter cautela na hora de efetuar as compras de Natal. A falta de planejamento na hora das compras, principalmente de produtos como eletrodomésticos e roupas, foi a principal causa de inadimplência na capital mineira. Este resultado difere dos anos anteriores, quando o desemprego e as compras para terceiros lideravam o ranking. Estas são algumas das principais conclusões de um desmembramento de pesquisa do perfil do inadimplente realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).


A pesquisa revela que dos entrevistados, 21,65% ficaram inadimplentes porque não conseguiram quitar as parcelas da compra de eletrodomésticos. Em seguida estão as roupas, de acordo com 15,98% dos consumidores; outros que incluem motocicletas, casamento, óculos, viagens e oficinas (segundo 12,89% dos entrevistados); eletrônicos (9,79%); financiamento de carro (8,76%); ajuda à família (5,67%); móveis (5,15%); calçados (4,64%); empréstimos em bancos e financeiras (4,12%); alimentos e bebidas (4,12%); reforma do imóvel (3,09%); escola/faculdade (1,55%); cama, mesa e banho (1,03%), perfumaria (0,52%); brinquedos (0,52%) e financiamento da casa (0,52%). 

(GRÁFICO 1)

A principal causa de inadimplência em Belo Horizonte foi a falta de planejamento no orçamento. Não planejar as compras liderou o ranking, levando 29,7% dos consumidores à inadimplência. Em seguida estão: desemprego (17,67%), compra para terceiros (8,65%), menor rendimento (8,27%), doença/falecimento (4,89%), má fé (4,89%), esqueceu de pagar a dívida (4,51%), discorda dos valores e por isso não efetuou o pagamento (4,14%), atraso do salário (3,38%), problemas com o credor (3,38%), empréstimos (2,63%), outros que incluem afastamento do emprego e roubo (2,63%), priorizou outras contas (1,5%), uso excessivo do crédito (1,13%), falta de tempo/esquecimento (1,13%), não recebeu a fatura/carnê (0,75%), empréstimo consignado (0,38%) e perdeu os documentos necessários para o pagamento (0,38%).

(GRÁFICO 2)

Utilização do crédito e priorização das dívidas

A maioria dos consumidores, 88,83%, utiliza o crédito para consumo. Em seguida estão: financiamento de veículos (6,15%), financiamento de habitação (3,35%) e empréstimos para terceiros (1,68%).


Na hora de pagar as dívidas os consumidores priorizam as de maior valor primeiro (41,03% dos entrevistados). Serviços essenciais como água, luz e telefone vêm em segundo lugar segundo 22,56% dos consumidores. Em seguida estão: as de menor valor (14,87%), as que vencem primeiro (14,36%) e dívidas no cartão de crédito (7,18%).

 

Perfil do inadimplente
54% são do sexo masculino; 30,5% têm idade entre 41 e 50 anos; 45,5% são solteiros; 34,57% têm renda entre R$ 1.376 e R$ 2.200; 50% trabalham com carteira assinada e 57% têm o 2º. grau.

 

Inadimplência
O número de registros junto ao SPC da CDL/BH apresentou em novembro, na comparação com o mês imediatamente anterior, aumento de 12,99%. Na comparação com novembro do ano anterior houve crescimento de 10,2%. E no acumulado do ano o crescimento foi de 2,38%.