Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

5 reflexões sobre foco, segmentação e diversificação no varejo

Atuação Social

O dilema é clássico. Quando é tempo de focar ou segmentar e diversificar? Quando uma empresa está madura para avançar do foco em sua operação tradicional e avançar estrategicamente para segmentar ou diversificar?


Alguns pontos merecem reflexão:

 


1 – É simples e talvez perigoso demais buscar inspiração nos movimentos estratégicos dos maiores players ignorando a análise acurada da realidade de mercado e da concorrência em cada momento e as alternativas que se apresentavam. E nesse conceito os consultores estão certos;

 


2 – O foco foi importante para muitas empresas criarem uma base sólida antes de avançarem para diversificação ou segmentação dentro dos modelos clássicos de organização e gestão de negócios;

 


3 – A nova economia digital transforma dramaticamente a realidade e os parâmetros tradicionais de avaliação do momento certo para os movimentos corretos e tudo isso precisa ser revisto dentro de uma nova lógica que muitas vezes afronta nossa visão tradicional;

 


4 – Novos modelos de organização e gestão de negócios podem, eventualmente, antecipar movimentos estratégicos que no passado seriam considerados temerários. Mas também toda simplificação embute enormes riscos;

 


5 – Num cenário de meta volatilidade, como o atual, o momento certo e a oportunidade correta para a diversificação e segmentação de negócios no varejo acontecem de forma muito mais rápida do que imaginávamos no passado e o tempo para as iniciativas, janelas de oportunidades, ou reações, se tornaram muito mais curtos.


 


Fonte: Mercado&Consumo