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Imprensa -

Dia das Mães 2015

Sugestão de Pauta

Segundo pesquisa realizada pela CDL/BH, no período de 6 a 16 de abril, com 100 empresários da capital mineira, a estratégia para atrair os clientes e aumentar as vendas para o Dia das Mães serão as ofertas e as promoções, de acordo com 48,42% dos entrevistados. Alguns empresários também utilizarão propagandas para divulgação (9,47% dos entrevistados) e estratégias para melhorar a qualidade do seu mix de produtos (9,47%). Ainda é alto o número de lojistas que não decidiu qual estratégia utilizar durante essa data (11,58%). Um percentual de 9,47% dos lojistas entrevistados não irá utilizar nenhuma estratégia para atrair os consumidores.
 
GRÁFICO 1
 
Diante do cenário econômico atual, a maioria dos empresários alega incerteza sobre o valor do tíquete médio para o Dia das Mães. Por esse motivo, um alto percentual de lojistas (66,32%) não soube responder essa questão. Os que acreditam em tíquete médio de até R$ 30 totalizam 1,05% dos entrevistados. Em seguida estão: tíquete entre R$ 30,01 a R$ 60 (15,79% dos lojistas), de R$ 60,01 a R$ 90 (9,47%), de R$ 90,01 a R$ 120 (5,26%), de R$ 120,01 a R$ 150 (1,05%) e de R$ 150,01 a R$ 170 (1,05%). 
 
GRÁFICO 2
 
 
Comparando com os anos de 2014 e 2013, houve queda no tíquete médio esperado pelos lojistas para 2015.
 
 

 

2015

2014

2013

Tíquete médio*

 R$ 68,75

 R$ 138,25

 R$ 125,74

*Calculado através da média ponderada das respostas
 
 
Forma de pagamento – A maioria dos empresários (45,26%) afirmou que as compras serão parceladas em até seis vezes no cartão de crédito. A segunda forma de pagamento mais citada é o dinheiro, segundo 20% dos entrevistados. Em seguida estão: não sabe/não respondeu (17,89%), cartão de débito (6,32%), parcelado no carnê/crediário (5,26%), parcelado no cartão da própria loja (3,16%), parcelado no cheque (1,05%) e a vista no cartão de crédito (1,05%).
 
GRÁFICO 3
 
Comparando com os dois últimos anos, caiu o número de percentual de vendas a prazo. Por outro lado houve aumento na forma de pagamento através do dinheiro.
 

 

 

2015 (%)

2014 (%)

2013 (%)

A vista no cartão de crédito

1,05

1,0

20,3

Cartão de débito

6,32

4,0

2,03

A vista no cheque

0,0

0,0

4,57

A vista cartão da própria loja

0,0

0,0

0,51

Dinheiro

20,0

2,0

3,55

Parcelado no carnê/crediário

5,26

1,0

2,54

Parcelado no cartão da própria loja

3,16

0,0

0,51

Parcelado no cartão de crédito

45,26

91,0

62,94

Parcelado no cheque

1,05

1,0

3,05

Não sabe/ Não respondeu

17,89

0,0

0,0

 

 
O número de lojistas que não soube responder qual a forma de pagamento os consumidores utilizarão cresceu em 2015 quando comparado aos anos anteriores, o que indica grande incerteza dos empresários devido ao cenário econômico atual.
 
 
GRÁFICO 4
 
Pessimismo – Para 70,53% dos lojistas as vendas para o Dias das Mães em 2015 serão inferiores as do mesmo período de 2014.
 
 
GRÁFICO 5
 
Comparando com os anos anteriores, o ano de 2015 foi o que registrou maior pessimismo para o volume de vendas no Dia das Mães. Na pesquisa realizada em 2014, quase metade (49%) dos lojistas esperava um período melhor que o ano anterior. O mesmo ocorreu na pesquisa de 2013, na qual a maioria dos lojistas (56,85%) estava otimista para o Dia das Mães daquele ano.
 
 

 

2015 (%)

2014 (%)

2013 (%)

Melhor

13,68

49,0

56,85

Igual

13,68

28,0

31,47

Inferior

70,53

23,0

11,68

NR

2,11

0,0

0,0

 
 
GRÁFICO 6
 
 
Para os lojistas que estão pessimistas com a data, uma grande parcela espera queda acima de 15% nas vendas. Por outro lado, os otimistas estão prevendo vendas com crescimento acima de 15%.
 
GRÁFICO 7
 
 
Cenário – De acordo com os entrevistados, os principais fatores que poderiam contribuir para uma melhora nas vendas são a diminuição da inflação e o aumento real na renda dos trabalhadores.

 

 O que pode ajudar nas vendas?

Frequência

Menor inflação

42,11%

Não acredita em melhora

17,89%

Diminuir a propaganda negativa da crise – Mídia positiva

8,42%

Aumento da renda real dos trabalhadores

7,37%

Mercado de trabalho aquecido

7,37%

Taxa de juros

5,26%

Não sabe/ Não respondeu

3,16%

Outros – Mudança no governo

3,16%

Outros – Depende de nós

2,11%

Outros – Mais confiança na população

1,05%

Outros – Mais fiscalização com lojistas chineses

1,05%

Outros – Única solução é entrar em contato com o cliente, alertando-o para promoções

1,05%

Total

100,00%

 
 
Os dois principais fatores indicados como os prejudiciais às vendas são a crise econômica e política, e a inflação alta.
 
 

 O que pode prejudicar as vendas?

Frequência

Crise econômica/política

69,47%

Inflação alta

10,53%

Desemprego

6,32%

Inadimplência

5,26%

Não sabe/Não respondeu

2,11%

Taxa de juros altas

2,11%

Renda menor

1,05%

Outros – Boatos de crise

1,05%

Outros – Nada, cada lojista deve fazer sua parte

2,11%

Total

100%

 
 
 
Perfil – Foram entrevistados 100 empresários do comércio varejista de Belo Horizonte de todas as regionais do município e de diferentes ramos de atividade.
 
GRÁFICO 8
 
19% dos lojistas não responderam em qual regional atuam. 
 
 
GRÁFICO 9
 
 
Desempenho das vendas no mês de maio

 

Mês de Maio

Dia das Mães

Variação em relação ao ano anterior

Valor de Vendas do Comércio de Belo Horizonte – (aproximada)

(em R$ de Abril/2015)

2004

+10,5%

1,3 bilhão

2005

+17,4%

1,5 bilhão

2006

+5,6%

 1,6 bilhão

2007

+ 6,2%

1,7 bilhão

2008

+7,8%

1,83 bilhão

2009

+1,5%

1,86 bilhão

2010

+3,4%

1,92 bilhão

2011

+3,65%

1,99 bilhão

2012

+5,03%

2,09 bilhões

2013

+1,91%

2,13 bilhões

2014

+0,47%

2,14 bilhões

2015

+0,21% (P)

2,145 bilhões (P)

   (P) = Previsão