Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Inadimplência em Minas Gerais continua em alta

Sugestão de Pauta

Segundo dados da CDL/BH e do SPC Brasil, o número de devedores no Estado aumentou 4,71% em março na comparação com o mesmo período de 2014. Número de dívidas subiu para 5,27%.
 
Belo Horizonte, 29 de abril de 2015 – O número de devedores junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) das CDL´s em Minas Gerais cresceu 4,71% em março deste ano quando comparado com o mesmo mês de 2014. Apesar de relativamente alto, este é o menor resultado de março na comparação anual. No ano passado, o valor havia sido de 4,94%. Já com relação ao número total de dívidas, foi verificado aumento de 5,27% na comparação com março de 2014. 
 
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci, o crescimento da inadimplência está relacionado ao atual contexto econômico negativo. “A combinação de juros elevados e inflação em alta, além de contribuir para a redução do consumo, têm levado ao aumento da inadimplência. Com juros mais altos, o consumidor tem menos condições de quitar os débitos. E a inflação em alta diminui a renda disponível para que o consumidor possa cumprir seus compromissos”, explica. 
 
 
Pessoas inadimplentes – Variação anual (Gráfico 1)
 
 
Total de dívidas – Variação anual (Gráfico 2)
 
 
Planejamento – O presidente da CDL/BH alerta para a importância do planejamento financeiro dos consumidores nesse momento instável. “Com o aumento do custo de vida gerado pela inflação, pelos reajustes na conta de luz, gasolina, habitação e com o encarecimento do crédito, faz-se mais que necessário um planejamento financeiro sólido. As famílias precisam se prevenir dos momentos de maior incerteza na economia e com isso evitarem a inadimplência”.
 
 
Tempo de atraso de dívida – O intervalo que apresentou maior concentração de pessoas inadimplentes foi o de até 90 dias, com crescimento de 10,56% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No entanto, deve-se ressaltar um crescimento relevante na quantidade de devedores com pendências de 3 a 5 anos que, mostrou sua maior alta anual, de 7,99%, a maior alta para o mês de março desde 2013 (0,14%).
 
 
Variação anual de inadimplentes por tempo de atraso da dívida (Gráfico 3)
 
 
Participação de BH – A participação da capital mineira no total de registros estaduais no SPC foi de 15,42%, contra 84,58% dos 852 municípios restantes. 
 
 
Participação de Belo Horizonte no total de devedores do estado (Gráfico 4)
 
 
Faixa-etária – Na variação anual de devedores por faixa-etária observa-se queda no número de inadimplentes mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos (-10,35%) no mês de março/2015, em comparação com o mesmo período de 2014.  Já a quantidade de devedores mais velhos (acima de 50 anos) mostrou a maior variação entre as categorias (+31,26%).
 
 
Variação anual de devedores por faixa etária (Gráfico 5)
 
 
Assessoria de Imprensa CDL/BH