Consumidores vão optar por compras à vista no Dia das Mães, revela pesquisa da CDL/BH












|
2013 (%) |
2014 (%) |
2015 (%) |
Cartão de débito |
14,11 |
19,28 |
34,14 |
Dinheiro |
28,7 |
45,0 |
32,93 |
A vista no cartão de crédito |
6,3 |
8,0 |
18,43 |
Parcelado no cartão de crédito |
43,58 |
23,32 |
7,85 |
A vista no cartão da própria loja |
1,76 |
1,35 |
3,32 |
Não respondeu |
0,0 |
0,0 |
1,51 |
A vista no cheque |
1,01 |
0,9 |
0,91 |
Parcelado no cheque |
0,76 |
0,45 |
0,6 |
Parcelado no cartão da própria loja |
1,51 |
0,9 |
0,3 |
Parcelado no carnê/crediário |
2,27 |
0,45 |
0,0 |
Para a maioria dos entrevistados (21,68%) o tíquete médio neste ano ficará entre R$ 30,01 e R$ 60. Para 20,97% o valor será entre R$120,01 e R$150,00. Outros 20,85% gastarão entre R$ 90,01 e R$ 120,00. Para 19,03% o valor será de R$ 60,01 a R$ 90,00. Compras acima de R$ 260,00 correspondem a somente 1,63%.
Tíquete médio |
Frequência |
Até R$ 30 |
1,81% |
De R$ 30,01 a R$ 60 |
21,68% |
De R$ 60,01 a R$ 90 |
19,03% |
De R$ 90,01 a R$ 120 |
20,85% |
De R$ 120,01 a R$ 150 |
20,97% |
De R$ 150,01 a R$ 200 |
9,39% |
De R$ 200,01 a R$260 |
3,13% |
Acima de R$ 260 |
1,63% |
Não sabe/Não respondeu |
1,51% |
Tíquete médio |
|
2013 |
R$ 133,08 |
2014 |
R$ 102,08 |
2015 |
R$ 103,67 |
Local das compras – Procurando praticidade, o consumidor efetuará as compras na região onde mora (38,07% dos entrevistados). As outras opções escolhidas foram: shopping center (18,43%), Savassi (9,97%), internet (9,97%), shopping popular (6,95%), não tem preferência (5,44%), centros comerciais (5,14%), região central / Hipercentro (2,72%) e Barro Preto (2,72%).
Gráfico 2
Presente ideal – De acordo com 39,88% dos consumidores, as roupas são o produto ideal para presentear as mães. Perfumes e cosméticos estão em segundo lugar na preferência (14,8%), seguido de calçados (12,39%), joias/bijuterias (7,55%), Livraria e Papelaria (4,83%), bombons (4,83%), cama, mesa e banho (4,23%), utilidades domésticas (1,81%), CDs/DVDs (1,51%), flores (1,21%), eletrodomésticos (1,21%), telefone celular (0,91%), alimentos e bebidas (0,91%), eletroeletrônicos (0,6%), viagens (0,3%), móveis (0,3%) e artigos de decoração (0,3%).
Gráfico 3
Dentre os consumidores que optaram por presentear as mães com roupas, 53,03% é do sexo feminino. O mesmo ocorre com as opções de perfumes e cosméticos, onde a preferência do público feminino também é maior (59,18%). Os calçados aparecem como principal opção na opinião dos homens (65,85%).
Mulher |
Homem |
Não respondeu |
|
Roupas |
53,03% |
45,45% |
1,52% |
Perfumes/ Cosméticos |
59,18% |
40,82% |
0,00% |
Calçados |
34,15% |
65,85% |
0,00% |
Perfil de quem melhorou situação financeira |
|
Feminino |
50,82% |
Masculino |
47,54% |
Não respondeu |
1,64% |
Perfil de quem piorou situação financeira |
|
Feminino |
40,38% |
Masculino |
59,62% |
Não respondeu |
0,00% |
Na avaliação de quem acredita que a situação financeira melhorou, 68,85% não souberam ou não responderam o motivo. Já 16,39% acreditam que foi em função do aumento de salário. Para quem considera que a situação piorou, 48,08% acreditam que foi devido ao aumento da inflação.
Perfil de quem MELHOROU situação financeira |
|
|
Frequência |
Não sabe/Não respondeu |
68,85% |
Pois tive aumento de salário |
16,39% |
Pois tive uma promoção no emprego |
8,20% |
Pois consegui um novo emprego |
4,92% |
Pois minha esposa conseguiu um novo emprego |
1,64% |
Total |
100,00% |
Perfil de quem PIOROU situação financeira |
|
|
Frequência |
Por causa do aumento da inflação |
48,08% |
Não sabe/Não respondeu |
44,23% |
Pois diminuiu a renda |
3,85% |
Pois estou desempregado |
1,92% |
Pois mudou de emprego |
1,92% |
Total |
100,00% |
Perfil do entrevistado – A pesquisa apresentou equilíbrio de participação de homens e mulheres: 50,1% dos entrevistados são do sexo feminino e 48,8% do sexo masculino. Uma parcela de 1,1% dos entrevistados optou em não responder essa questão. Com relação às pesquisas anteriores, a pesquisa de 2015 teve maior percentual de entrevistados do sexo masculino.
Gráfico 8
O percentual de consumidores mais jovens, com idade de até 35 anos, representa um total de 55,09%. A média de idade dos consumidores entrevistados foi de 34,6 anos.
Gráfico 9
A renda média dos consumidores entrevistados foi de R$ 2.638,71. A maior concentração de renda dos entrevistados foi de até 04 salários mínimos.
Gráfico 10