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Empresários apostam em ofertas e promoções para aumentar as vendas no Dia dos Namorados

Sugestão de Pauta

De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 100 empresários da capital, entre os dias 5 e 20 de maio, 29% dos entrevistados estão apostando em ofertas e promoções para intensificar as vendas no Dia dos Namorados. A decoração (17%) e a propaganda e publicidade (17%) vêm logo em seguida como opções de estratégias. Outros 11% investirão em atendimento qualificado e 8% em ambiente agradável. Somente 2% acreditam que os brindes irão conquistar os clientes.

(Imagem 1)

Segundo a pesquisa, neste ano a expectativa do tíquete médio de compras está em torno de R$ 101,85. Em 2014 o valor foi de R$ 145,82. Para Davidson Cardoso, vice-presidente da CDL/BH, essa diminuição pode ser explicada pelo aumento da inflação, que limita o poder de compra do consumidor. “A alta da inflação provoca um efeito corrosivo sobre a renda, com isso a capacidade de adquirir bens e serviços torna-se menor”, ressalta.

Para Cardoso, a instabilidade econômica pela qual passa o Brasil explica, inclusive, o alto índice de entrevistados (33%) que não soube responder qual a expectativa do tíquete médio para a data em 2015.

(Imagem 2)

Vendas – Para 57% dos empresários, as vendas do Dia dos Namorados desse ano serão inferiores às de 2014. Na opinião dos entrevistados pessimistas, essa queda deve representar em média 25%. Outros 29% acreditam que as vendas serão melhores que no ano passado, com um crescimento médio de 15%. Para os 14% restantes, a expectativa é de que elas sejam iguais à de 2014.

(Imagem 3)

Perguntados sobre o que poderia ajudar nas vendas, 31% dos lojistas responderam que seria o mercado de trabalho aquecido. 18% deles acreditam que seria a redução de juros e inflação. Com relação ao que poderia prejudicar as vendas, 36% acham que é a alta da inflação e 33% a crise política.

(Imagem 4)

Presentes – Para 25% dos empresários, os calçados serão a principal opção de presente para os namorados. As roupas vêm em segundo lugar, com 21% da preferência. Em seguida estão as flores (12%), os artigos diversos (9%), perfumes e cosméticos (6%), joias e bijuterias (5%). Itens de cama, mesa e banho correspondem a 5%, bombons somam 4%, cartões 4% e outros, 9%.

O vice-presidente da CDL/BH aposta na comercialização de kits como uma boa estratégia para atrair clientes. “Além de um bom custo-benefício, os kits podem ajudar principalmente os homens na escolha do presente ideal”, afirma.

(Imagem 5)

Ainda segundo Davidson Cardoso, o setor de serviços também é beneficiado pelo período do Dia dos Namorados, visto que bares, restaurantes, cinemas e motéis estão normalmente no topo das preferências do público alvo da data.

Pagamento – A maioria dos entrevistados (68%) aposta nas vendas com cartão de crédito, com parcelamento em até quatro vezes, como principal opção de pagamento. Na opinião de 12% a opção será o dinheiro e outros 10% acreditam no cartão de débito. A opção de parcelamento no cartão da loja não foi mencionada por nenhum lojista.  

(Imagem 6)

Crescimento – De acordo com a CDL/BH, 2015 deve registrar um leve crescimento de 0,12% nas vendas no Dia dos Namorados em relação ao ano anterior, resultando em um valor de vendas em torno de R$ 2,142 bilhões. “O comércio vem sofrendo quedas nas vendas desde 2014, reflexo de inflação alta e taxa de juros em patamares maiores. Isso inibe o consumo de bens de maior valor agregado”, explica Davidson Cardoso.
 

Mês de Junho

Dia dos Namorados

Variação em relação ao ano anterior (%)

Valor de Vendas do Comércio de

Belo Horizonte – (aproximada)

(em R$ de Maio/2015)

2001

+1,2

1,34 bilhão

2002

-5,5

1,27 bilhão

2003

-0,9

1,25 bilhão

2004

+20,2

1,51 bilhão

2005

+10,4

1,67 bilhão

2006

-2,4

1,63 bilhão

2007

+6,2

1,74 bilhão

2008

+5,5

1,83 bilhão

2009

+2,0

1,87 bilhão

2010

+5,2

1,98 bilhão

2011

+2,38

2,03 bilhões

2012

+4,37

2,12 bilhões

2013

+0,22

2,13 bilhões

2014

+0,18

2,14 bilhões

2015

+0,12 (P)

2,142 bilhões (P)

(P) = Previsão