Comércio da capital mineira registra queda de 2,07% nas vendas nos quatro primeiros meses do ano






O comércio varejista de Belo Horizonte apresentou queda de 2,07% nas vendas no acumulado do ano (janeiro a abril/2015), na comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Para Bruno Falci, presidente da entidade, esse decréscimo é fruto da menor atividade no cenário macroeconômico, associado a juros maiores, aumento do índice de desocupação, queda da renda real e alta da inflação. “Com aumento dos juros, as instituições financeiras e o varejo diminuem a oferta de crédito, e isso impacta nas vendas de bens de maior valor agregado, que tradicionalmente estão ligadas ao financiamento. Além disso, com o aumento no custo de vida, devido à inflação e perda na renda, os consumidores estão cada vez mais pressionados a diminuírem seu consumo”, explica.
Acumulado do ano anterior
(Imagem 1)
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (abril/2015) o comércio apresentou uma queda de 4,29%. “Novamente observa-se nesta base de comparação o efeito negativo da desaceleração da atividade econômica, do aumento da inflação e da taxa de juros sobre o nível de consumo, e, por consequência, das vendas”, ressalta Bruno Falci.
“Aliado a isso tivemos uma elevação da taxa de desemprego (Abr.14 era de 3,6% e Abr.15 5,55%, segundo o IBGE) e a taxa Selic sofrendo o terceiro aumento do ano, chegando a 13,25%. Esses fatores são completamente desfavoráveis ao consumo. Este é o menor valor apresentando nessa base de comparação desde 2007. Mesmo em anos de crise internacional (2008 e 2009), o comércio conseguiu segurar suas vendas”, afirma o presidente da CDL/BH.
Mesmo mês do ano anterior
(Imagem 2)
O índice real de vendas apresentou, na comparação com o mês imediatamente anterior (Abr. 2015/Mar. 2015), uma queda de 1,35%. Esta queda deve-se ao fato de abril ter contado com dois feriados (Semana Santa e Tiradentes), quando houve um esvaziamento da cidade, bem como o fato de março ter sido uma base forte de comparação por contar com um número maior de dias úteis (abril com 20 dias úteis e março com 22 dias úteis).
Variação mês imediatamente anterior
(Imagem 3)
No acumulado de 12 meses, o varejo apresentou queda de 1,30%. Este índice tem apresentado sucessivas reduções de seu valor, demonstrando uma diminuição na intensidade da atividade comercial em Belo Horizonte. “O índice de desemprego na capital mineira apresentou alta e a renda média real apresentou queda. Ao mesmo tempo, a alta do dólar e dos preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros) vêm pressionando os preços em 2015”, explica o presidente da CDL/BH.
Neste sentido, menos pessoas dispõem de renda livre para o consumo, pois seus orçamentos já estão comprometidos com os custos básicos. “A tendência das vendas para os próximos meses é de repetição do cenário mais desaquecido visto em 2014. Sem indícios de recuperação da economia, os consumidores continuarão mais cautelosos com as compras, principalmente a prazo”, acrescenta Bruno Falci.
(Imagem 4)
Fonte: Setor de Economia e Pesquisa – CDL/BH
Mês/Ano |
Síntese dos resultados (%) |
|
||
Abr/Mar |
Abr/Abr |
Acumulado do ano |
Últimos 12 meses |
|
2007 |
-2,7 |
+11,2 |
+6,0 |
+6,0 |
2008 |
-1,6 |
+8,2 |
+8,2 |
+6,2 |
2009 |
+3,6 |
+1,1 |
+3,3 |
+2,4 |
2010 |
-2,3 |
+3,8 |
+4,9 |
+5,3 |
2011 |
+2,97 |
+4,86 |
+5,76 |
+5,89 |
2012 |
-0,51 |
+1,27 |
+4,16 |
+3,01 |
2013 |
-0,05 |
+1,83 |
+4,40 |
+9,46 |
2014 |
+1,37 |
-0,16 |
+2,11 |
+3,58 |
2015 |
-1,35 |
-4,29 |
-2,07 |
-1,30 |