Comércio de BH registra pior desempenho dos últimos nove anos






De acordo com o Termômetro de vendas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o comércio varejista da capital mineira apresentou queda de 4,2% em junho deste ano, quando comparado com o mesmo mês de 2014. O desempenho é o pior desde o início da série histórica em 2007, nesta mesma base de comparação.
Desempenho das vendas do comércio de BH em junho na comparação com o mesmo mês dos ano anterior
(Imagem 1)
De acordo com o vice-presidente da CDL/BH, Davidson Cardoso, a inflação elevada foi responsável pela redução no poder de compra das famílias. “Outro fator que tem deixado o consumidor ainda mais cauteloso é o aumento na taxa de desemprego”, explica. “Nem mesmo o Dia dos Namorados, que em termos de vendas é a terceira melhor data para o comércio, conseguiu sustentar o desempenho do setor”, acrescentou.
Na comparação com o mês imediatamente anterior, as vendas de junho registraram queda de 2,94%. O vice-presidente da CDL/BH atribui o resultado a combinação inflação e juros altos. “Com o aumento do nível dos preços muitos consumidores reduziram o consumo familiar”, afirmou. “Além disso, os altos juros altos têm reduzido à oferta de crédito, fator que inibe a aquisição de produtos de maior valor agregado”, completou.
Desempenho das vendas do comércio de BH em junho
na comparação com o mês anterior
(Imagem 2)
Já no primeiro semestre do ano, o comércio varejista belo-horizontino apresentou redução de 2,98% nas vendas, na comparação com o mesmo período de 2014. Para Cardoso o desempenho reflete o desequilíbrio do atual cenário econômico. “A tendência é que o consumo se mantenha em baixa até o fim deste ano na capital mineira”, afirmou. “Com isso, a expectativa de vendas da CDL/BH para o setor em 2015 que era de queda entre 0,5 e 0,8 pode ser revista”, acrescentou.
Desempenho das vendas do comércio de BH
no acumulado do ano
(Imagem 3)
E o varejo de Belo Horizonte também apresentou queda (-2,86%) no acumulado dos últimos 12 meses. Para o vice-presidente da CDL/BH, as sucessivas reduções nessa base são preocupantes, pois demonstram a diminuição na intensidade da atividade comercial na cidade. “Sem indícios de recuperação da economia, os consumidores devem continuar cautelosos evitando, sobretudo, compras a prazo nos próximos meses”, finalizou.
Desempenho das vendas do comércio de BH
no acumulado de doze meses
(Imagem 4)
Mês/Ano |
Síntese dos resultados (%) |
|||
Junho/ Maio |
Junho/Junho |
Acumulado |
Últimos 12 meses |
|
2007 |
-2,4 |
13,2 |
6,8 |
5,3 |
2008 |
-1,0 |
5,5 |
6,6 |
5,8 |
2009 |
5,6 |
1,3 |
3,9 |
2,7 |
2010 |
6,2 |
5,2 |
6,1 |
6,3 |
2011 |
3,02 |
2,38 |
6,06 |
6,8 |
2012 |
3,86 |
4,37 |
6,75 |
4,93 |
2013 |
-1,85 |
0,22 |
3,99 |
7,05 |
2014 |
-0,32 |
0,18 |
1,9 |
3,96 |
2015 |
-2,94 |
-4,2 |
-2,98 |
-2,86 |