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Imprensa -

Capacidade dos consumidores de BH em quitar suas dívidas apresenta ligeira melhora

Sugestão de Pauta

Depois de quitar despesas de início de ano, o orçamento das famílias ganha fôlego e a capacidade dos consumidores em regularizar suas dívidas melhora. De acordo com os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a recuperação de crédito na capital cresceu 0,88% em julho, frente ao mesmo período de 2015. No ano anterior, esse índice registrou queda de 11,3%.


A economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, explica que no primeiro semestre do ano a prioridade de muitos consumidores é com o pagamento de despesas como o IPVA, o IPTU e as matrículas escolares. “Com o término dessas responsabilidades financeiras a capacidade para quitar outros débitos melhora”, afirma. “Apesar desse ligeiro aumento, a recuperação de crédito na capital ainda está fraca. E o motivo para isto é que a inadimplência tem crescido mais que a regularização de dívidas na capital, e este é um fator preocupante”, completa.
(Gráfico 1)
 

A recuperação de crédito registrou queda de 0,97% em julho, na comparação com o mês imediatamente anterior (Junho).  Já no acumulado do ano (Jan.16/Jul.16) o índice de renegociação de dívidas apresentou retração de 4,54%.

 

Para Ana Paula um fator que contribuiu com a queda da recuperação de crédito nessas bases de comparação foi a piora dos indicadores econômicos. “A pressão inflacionária está corroendo o orçamento das famílias. Não bastasse isso, os juros em patamares elevados acabam dificultando a renegociação das dívidas, pois o valor do débito tende a ficar mais caro”, explica. “Além disso, a deterioração dos níveis de emprego enfraquece a capacidade dos consumidores em regularizar sua situação financeira”, completa.

 

Perfil – Dos consumidores que quitaram suas dívidas em julho, as mulheres foram responsáveis por 56,33% dos cancelamentos de registros junto ao SPC da CDL/BH. Entre os homens, esse índice foi de 43,67%. Segundo Ana Paula, as mulheres costumam realizar compras de menor valor agregado e que possuem maior facilidade para renegociação.
(Gráfico 2)
 

Os consumidores com idade entre 30 e 39 anos foram os que mais regularizaram seus débitos (26,4%) em julho. Já a minoria dos pagamentos das dívidas (7,94%) correspondeu ao público de 18 a 24 anos. Em seguida aparecem: 40 a 49 anos (23,37%); de 50 a 64 (22,02%); acima de 65 anos (10,31%) e de 25 a 29 anos (9,95%).
(Gráfico 3)
 

Metodologia – Os indicadores de inadimplência apresentados nesse material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e a CDL/BH têm acesso. O número de dívidas regularizadas é calculado a partir das exclusões dos registros de inadimplência do banco de dados do SPC Brasil. O dado é do Indicador de recuperação de crédito é realizado mensalmente pela CDL/BH.