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Otimistas com o Dia das Mães, 67,5% dos empresários acreditam que as vendas serão melhores do que no ano passado

Sugestão de Pauta

Com a proximidade da segunda melhor data do ano em vendas para o comércio, o Dia das Mães, os empresários do varejo da capital estão otimistas. De acordo com levantamento realizado pela CDL/BH, com 230 lojistas, no período de 13 de março a 16 de abril, 67,5% dos entrevistados acreditam que as vendas do Dia das Mães deste ano irão aumentar em relação ao ano passado.  “Em 2017 todas as datas comemorativas apresentaram resultados positivos, por isso o segmento está confiante que os consumidores irão presentear mais”, comenta o vice-presidente da CDL/BH, Marco Antônio Gaspar. “Além disso, a consolidação do processo de recuperação da economia tem contribuído para retomada de crescimento do setor, o que favorece para que os empresários fiquem mais otimistas”, acrescenta.

Entre os entrevistados, 17,6% esperam que as vendas sejam iguais as de 2017. Apenas 14,9% dos empresários consideram que as vendas devem ser menores. No ano passado o percentual de lojistas pessimistas era de 33,3%, mais que o dobro do registrado agora.

Na abertura da pesquisa por região da cidade, os lojistas com as maiores expectativas em relação às vendas no Dia das Mães estão concentrados nas Regionais Pampulha (82,4%); Noroeste (70,6%); Venda Nova (70,0%) e Centro-Sul (69,8%).

Com a perspectiva de alta nas vendas, a maior parte dos empresários (56,7%), aumentou o volume do estoque para atender à demanda da data.  Esse percentual é maior do que o observado no Dia das Mães de 2017, quando 42,7% aumentaram o volume de encomendas.

Presentes mais procurados devem ser: roupas, calçados e acessórios, cosméticos e perfumaria

As roupas devem ser os itens mais procurados pelos consumidores na hora das compras para presentear as mães, conforme a opinião de 44,4% dos empresários. Em seguida, estão os calçados e acessórios com 18,2% da preferência. Segundo o vice-presidente da CDL/BH, esses produtos têm uma boa saída devido à grande variedade de opções e preços. “São itens que se encaixam no orçamento do consumidor e que agradam bastante”, afirma.

Os demais produtos citados foram: cosméticos e perfumaria (10,6%); joias e bijuterias (5,3%); utensílios domésticos (4,4%); produtos alimentícios (4,4%); móveis e eletrodomésticos (2,9%); cama, mesa e banho (2,8%); itens de decoração (2,4%); flores (1,3%); livros (1,0%); artesanato (0,9%); itens religiosos (0,7%) e eletrônicos (0,7%).

Valor do tíquete médio previsto sobe 23,75% em relação a 2017

Os empresários acreditam que os consumidores irão gastar mais este ano com o presente para as Mães. A expectativa é que o tíquete médio das compras dos belo-horizontinos seja de R$ 130,23. O valor esperado é 23,75% maior em relação a 2017, quando o tíquete foi de R$ 105,36.  “Este aumento no valor é resultado do crescimento da renda disponível”, esclarece o vice-presidente da CDL/BH. De modo geral, para a maioria dos comerciantes (34,6%), o consumidor deve gastar entre R$ 50,01 e R$ 100. Outros 24,2% acreditam que o valor será até R$ 50.

pesquisa também mostra que o valor a ser desembolsado pelo consumidor pode variar conforme o tipo de presente escolhido. Segundo os empresários, quem presentear com calçados vai desembolsar cerca de R$ 117,41. O custo com roupas deve girar em torno de R$ 131,60. Em seguida aparecem: cosméticos e perfumaria (R$ 143,41) e joias e bijuterias (R$ 160,86).

Em relação ao número de presentes, a maior parte dos empresários (91,0%) acredita que os consumidores irão comprar um ou dois produtos.

Parcelado no cartão de crédito será a forma de pagamento mais utilizada

Para a maioria dos empresários (57,0%), a forma de pagamento mais utilizada para as compras do Dia das Mães será o parcelado no cartão de crédito. As demais formas de pagamento citadas pelos empresários foram: cartão de débito (20,3%); à vista no cartão de crédito (9,7%); dinheiro (5,1%); à vista no cheque (4,7%); parcelado no cartão da própria loja (1,8%) e parcelado no carnê (1,4%).

As promoções e a divulgação dos produtos pelas redes sociais estão entre as principais estratégias para alavancar as vendas

Na opinião de 28,7% dos comerciantes, as promoções/ofertas/liquidações de produtos são a principal alternativa para alavancar as vendas no Dia das Mães. Em seguida aparece a divulgação dos produtos (23,4%) como a melhor forma para atrair mais clientes. E o principal meio utilizado para isso serão as redes sociais (Whatsapp, Facebook e Instagram). Para 54,6% dos lojistas, essa tem sido a forma mais eficiente para expor os itens e chegar até os consumidores. “Esses canais são os mais utilizados devido ao seu baixo custo de investimento e ao alto retorno junto aos consumidores”, comenta Gaspar.

As demais estratégias citadas foram: decoração da loja (19,6%); flexibilidade/facilidade no pagamento (9,7%); aperfeiçoar o atendimento (7,1%); oferta de produtos diferenciados (4,4%); distribuição de brindes (2,0%); coquetel (1,1%); qualidade/mix de produtos (1,0%) e sorteio (0,6%). Não vão apostar em nenhuma estratégia (1,7%) dos entrevistados, e os que não sabem ou não responderam totalizam 0,8% dos entrevistados.

Além das redes sociais, as outras formas de divulgação que os comerciantes pretendem utilizar são: cartazes/faixas na vitrine da loja (16,9%); site da empresa (13,0%); boca a boca (3,4%); carro de som (1,4%); TV (0,7%); anúncio em jornais (0,2%); telefone (0,2%); e-mail (0,2%) e rádio (0,2%).

Metodologia – Foram entrevistados 230 empresários de Belo Horizonte, no período de 13 de março a 16 de abril de 2018.