Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Nesta quinta-feira, consumidores da capital poderão adquirir milhares de produtos com descontos

Sugestão de Pauta

Amanhã, 24 de maio, os belo-horizontinos terão a oportunidade de participar da 12ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI) e adquirir diversos produtos e serviços com o desconto no valor dos tributos. A ação, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e pela CDL Jovem, é uma forma de conscientizar a população sobre a alta carga tributária do Brasil. São cerca de 800 lojas participantes, que irão comercializar desde bebidas e alimentos, como pão, chocolate, sanduíche, vinhos, sorvete, macarrão a itens de papelaria, ótica, vestuário, pet shop, cosméticos, medicamentos genéricos, brinquedos, gasolina e muitos outros, tudo com o desconto relativo aos impostos incidentes. A lista, que já reúne mais de 650 mil produtos cadastrados, pode ser acessada no site http://dli.cdlbh.com.br.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), ao todo, o brasileiro trabalha 153 dias do ano só para pagar impostos. Isso corresponde a mais de cinco meses, ou seja, durante esse período todo valor recebido pelos cidadãos é destinado ao pagamento dos tributos.  Como a carga tributária vem crescendo a cada ano, esse índice também já aumentou consideravelmente. Na década de 1990 eram 102 dias (três meses e 12 dias), na década anterior, 77 dias (dois meses e 17 dias).

Vitrine do Imposto – Neste ano, quem passar pelo Posto Pica Pau (Avenida do Contorno, 10.325 – Barro Preto), poderá conferir a Vitrine do Imposto.  Um estande será montado no local com diversos itens, como roupas, calçados, alimentos, eletrônicos e cosméticos, entre outros, e estes produtos estarão expostos com o valor que são comercializados com e sem  imposto. O objetivo da Vitrine é mostrar como os tributos afetam e comprometem o poder de compra dos consumidores. Com essa ação será possível visualizar como a excessiva carga tributária brasileira impede que o consumidor adquira os bens necessários para o seu dia a dia. Veja as imagens em anexo.

No Brasil, a maior parte da tributação incide sobre o consumo e os salários. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Economia (Cofecon), 72% dos tributos estão concentrados nestes dois pontos, o que desestimula a economia e agrava as desigualdades. Atualmente, segundo o IBPT, mais de 41% do rendimento do cidadão é destinado apenas para o pagamento dos impostos. Além disso, a carga tributária do País corresponde a cerca de 33% do Produto Interno Bruto (PIB).

Produtos e serviços – Como em outros anos, a gasolina será vendida com desconto de 47,96% referente aos tributos diretos incidentes e sairá a R$ 2,281 o litro. O posto participante é o Pica Pau (Avenida do Contorno, 10.325, Barro Preto) e a ação é limitada aos primeiros 120 automóveis e 65 motocicletas, mediante ordem na fila e sequência de senhas distribuídas. Só será aceito pagamento em dinheiro e o abastecimento terá início às 9 horas.

A empresa Dog’s Shop participa pela quarta vez do Dia da Liberdade de Impostos. Neste ano, o estabelecimento irá comercializar mais de 3 mil artigos de Pet Shop sem o valor dos tributos. “Entendo que a iniciativa é importantíssima para conscientizar o consumidor. É uma forma dele entender que os altos preços são, em sua maioria, decorrentes da alta tributação e não por precificação do lojista ou da indústria”, afirma o proprietário da empresa Matheus Ferraz.

Bruno Falci, presidente da CDL/BH, salienta que, além de pagarem os impostos, os brasileiros ainda arcam com custos que deveriam ser do governo, como planos de saúde, segurança, educação, entre outros. “Queremos que os impostos pagos sejam revertidos para a população”, ressalta. A centenária Casa Falci, de propriedade do empresário, participa da ação. A loja irá comercializar produtos como torneira, chuveiro, lâmpadas, escadas, com descontos de até 46% do valor dos impostos.

Empresa

Produtos comercializados

Quantidade de itens à venda

Desconto referente aos impostos*

Casa Falci

Torneiras, escadas, lâmpadas, chuveiro

899 unidades

Até 46,04%

Dog’s Shop

Ração para cachorro e gato, roupas para animais de estimação, focinheiras

3.000 unidades

Até 37,25%

Brinkel

Bonecas, carrinhos, jogos de tabuleiros, skate, patins

3.512 unidades

Até 34,05%

Mixpel

Mochilas, cadernos, lápis de cor

749 unidades

Até 40,54%

Jey

Conjuntos, calças, camisas, coletes

883 unidades

18%

Rommanel

Colares, brincos, pingentes

538 unidades

16,51%

Marte Pães

Pão de queijo, refrigerante, picolé, empada

1.285 unidades

Até 20,45%

Super Nosso

Alimentos, bebidas, fraldas, material de limpeza

2.100 unidades

Até 55%

*O percentual de descontos varia de acordo com cada produto.

O DLI também será realizado, simultaneamente, em vários estados: Amapá, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, Paraíba, Goiás, Amazonas, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

O Dia da Liberdade de Impostos é uma realização da CDL/BH e CDL Jovem e conta com o patrocínio do Minaspetro, além do apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Minas Gerais (Acomac), Sindicato e Associação Mineira de Indústria e Panificação (Amipão) e Associação Mineira de Supermercados (Amis) e dos shoppings Del Rey, Contagem e Estação BH.

 Serviço:


12ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI)

Venda de vários produtos e serviços com desconto referente ao valor dos tributos incidentes.

24 de maio, quinta-feira.

Relação completa das empresas participantes e produtos que serão comercializados: http://dli.cdlbh.com.br

 

Quem arca com o desconto é a empresa participante, o imposto é recolhido normalmente.

 

Vitrine do Imposto

 

Posto Pica Pau – Avenida do Contorno, 10.325 – Barro Preto

 

Venda de gasolina sem tributos

 

Gasolina comum a R$ 2,281 o litro (47,96% de dedução)

Posto Pica Pau – Avenida do Contorno, 10.325 – Barro Preto

A partir das 9 horas

Desconto limitado a 35,07 litros por veículo.

Total de 5.000 litros de gasolina.

Pagamento em dinheiro.

Abastecimento somente no tanque do veículo: proibido vasilhames, galões e outros recipientes.

Ação é limitada aos primeiros 120 automóveis e 65 motocicletas, mediante ordem na fila e sequência de senhas.