Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Recuperação de crédito entre os consumidores da capital cresce 10,01% em fevereiro

Sugestão de Pauta

A melhora do cenário econômico possibilitou que a recuperação de crédito entre os belo-horizontinos aumentasse em fevereiro. De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o número de pessoas que conseguiu regularizar sua situação financeira cresceu 10,01% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Fev.19/Fev.18). “Com a melhora dos indicadores econômicos, como juros e inflação, e com mais renda disponível, os consumidores estão conseguindo destinar uma parcela maior dos seus recursos para pagarem os débitos”, explica Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH.

Na comparação mensal (Fev.19/Jan.19), o número de pessoas que recuperou crédito teve queda de 10,83%. “Em fevereiro muitos consumidores ainda estão com boa parte de sua renda comprometida com o pagamento de contas típicas do início ano, como IPVA, IPTU, material escolar, e por isso têm menos recursos para a quitação das contas em atraso”, comenta o presidente.

Mulheres quitam mais seus débitos que os homens

Em fevereiro as mulheres foram responsáveis pela maioria (9,14%) dos cancelamentos de registros junto ao SPC da CDL/BH. Para os homens, o índice foi de 9,04%. A recuperação maior entre o público feminino pode ser explicado pela queda de 0,9 ponto percentual na taxa de desocupação (4º tri.18 em 12,8%/         3º tri.18 em 13,7% – IBGE). Entre as faixas etárias, a dos jovens (de 18 a 24 anos) é a única que está apresentando queda na recuperação de crédito (-10,02%). Essa é a segunda redução consecutiva para esse público e pode ser justificada pela diminuição dos rendimentos reais de 6,25% para essa faixa etária (4º tri.18 em R$ 1.110/4º tri.17 em R$ 1.184 – IBGE).

Número de dívidas pagas cresce em fevereiro

Outro dado que também é calculado pelo indicador é o volume de dívidas que são quitadas. Nesse caso, houve aumento de 15,54% em fevereiro, frente ao mesmo mês do ano anterior (Fev.19/Fev.18).  Na base de comparação mensal (Fev.19/Jan.19) o indicador apresentou queda de 22,66%.

Metodologia – Os indicadores de recuperação de crédito apresentados nesse material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e a CDL/BH têm acesso.