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Varejo da capital continua reagindo e encerra o primeiro trimestre do ano com crescimento de 1,13%

Sugestão de Pauta

O primeiro trimestre de 2019 foi positivo para o varejo de Belo Horizonte. As vendas no acumulado do ano (Jan.19-Mar.19/Jan.18-Mar.18) tiveram alta de 1,13%. Com um cenário econômico um pouco melhor quando comparado aos últimos três anos, o comércio da capital está conseguindo manter um ritmo de crescimento e registrou um resultado positivo nos primeiros meses de 2019.

“Estamos acompanhando uma retomada gradual da economia e isso vem refletindo positivamente nas vendas do varejo. O ambiente econômico mais favorável tem proporcionado uma leve elevação do consumo das famílias” comenta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

“Mesmo que baixos, todos os índices de crescimento são positivos, mas estamos aguardando que o ritmo da recuperação econômica aumente para que o comércio também possa voltar a crescer em percentuais maiores”, acrescenta.

Entre os segmentos que apresentaram alta no acumulado do ano (Jan.19-Mar.19/Jan.18-Mar.18), o maior incremento das vendas foi registrada pelo setor de veículos e peças, com crescimento de 3,03%.

Os demais segmentos que tiveram resultados positivos foram: artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (+2,11%); supermercados (+1,82%); papelarias e livrarias (+1,64%); material elétrico e construção (+1,49%); drogarias e cosméticos (+1,41%) e vestuário e calçados (+1,03%). Já os setores de eletrodomésticos (-0,03%) e informática (-0,19%) registraram queda.

Carnaval contribuiu para o crescimento das vendas em março. Na variação mensal foi registrada alta de 1,96%

O índice real de vendas na variação mensal (Mar.19/Fev.19) teve alta de 1,96%. Esse resultado é o maior já registrado nesta base de comparação nos últimos três anos e foi influenciado pelas vendas durante o Carnaval, que ocorreu no inicio do mês de março.

“A cada ano o Carnaval de Belo Horizonte vem crescendo, o que é muito bom para os setores de comércio e serviços e toda a cadeia produtiva. Diferente de outros tempos, Belo Horizonte tem sido tomada por foliões que enchem as ruas atrás dos blocos durante a festa, contribuindo para movimentar a economia da cidade e fomentar as vendas”, justifica Silva.

Nesta base de comparação (Mar.19/Fev.19) os segmentos que apresentaram os melhores desempenhos foram os de artigos diversos (+4,01%), vestuário e calçados (+3,7%) e drogarias e cosméticos (+2,88%). “Estes setores comercializam itens que possuem uma boa saída no Carnaval, por isso tiveram bons resultados”, comenta o presidente da CDL/BH.

Os demais segmentos que tiveram alta foram: veículos e peças (+1,38%); informática (+1,19%); supermercados (+1,04%) e material elétrico e construção (+0,97%). Já os que tiveram redução das vendas são os seguintes: móveis e eletrodomésticos (-0,25%) e papelaria e livrarias (-1,26%).

Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Mar.19/Mar.18) as vendas aumentaram 2,2%. De acordo com o presidente da CDL/BH, a melhora de alguns indicadores econômicos, como a redução da taxa de juros de 0,25 p.p (Mar.19 em 6,5%/Mar.18 em 6,75% – Banco Central) aumentou o poder de compras dos consumidores, impactando positivamente nas vendas. “A queda dos juros ajuda na negociação das dívidas e favorece a obtenção de crédito, com isso os consumidores conseguem consumir mais”, justifica Silva.

Nesta base de comparação apenas o segmento de informática teve queda das vendas, com -1,47% de redução. Os demais setores apresentaram os seguintes crescimentos: artigos diversos (+3,69); supermercados (+3,11%); veículos e peças (+2,8%); drogarias e cosméticos (+2,47%); vestuário e calçados (+2,44%); papelaria e livrarias (+1,32%); móveis e eletrodomésticos (+1,28%) e material elétrico e construção (+0,69%).

 

Nos últimos doze meses varejo acumulou alta de 0,53% nas vendas

Nos últimos 12 meses (Abr.18-Mar.19/Abr.17-Mar.18) o varejo da capital apresentou crescimento de 0,53%. “Apesar de estar em patamares abaixo do esperado, o varejo vem apresentando melhora. Conseguimos registrar crescimento durante todo o último ano”, comenta o presidente da CDL/BH. “Estamos vendo uma pequena expansão do consumo das famílias, além de observar um aumento nos níveis de emprego, o que favorece ao aumento das vendas”, conclui Silva.