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CDL/BH preparou cartilha com recomendações seguras para reabertura do comércio

Sugestão de Pauta

Para orientar os lojistas na reabertura gradual do comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) preparou uma cartilha com recomendações dos procedimentos necessários para a prevenção ao Coronavírus. “São recomendações sobre o uso de máscaras de proteção para clientes e colaboradores, higienização dos objetos e áreas de trabalho compartilhadas, formas mais seguras do pagamento das compras, entre outras”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. “Seguindo as orientações da cartilha, os empresários estão prontos para retomar as atividades comerciais com segurança, preservando a saúde de colaboradores e clientes”, completa.

Confira as recomendações da CDL/BH.

  • Providenciar máscaras para os colaboradores, além de informar o uso obrigatório e a forma correta de utilização do item de proteção aos clientes.

  • Disponibilizar meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% com periodicidade mínima de 2 horas ou a qualquer momento, dependendo da atividade realizada.

  • Manter o ambiente de trabalho com ventilação adequada, sempre que possível deixando portas e janelas abertas.

  • Aumentar a frequência de higienização de objetos e áreas de trabalho compartilhadas diariamente, tais como mesas, cadeiras, maçanetas, telefones, bebedouros, máquinas de cartões de crédito, entre outros.

  • Revisar o posicionamento das mesas de trabalho para atender as necessidades sociais de distanciamento.

  • Evitar tocar olhos, nariz e boca e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

  • Fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para a atividade exercida e em quantidade suficiente. Caso a atividade não possua protocolo específico, deverá ser fornecida, no mínimo, máscara de proteção.

  • Não permitir que pessoas com qualquer sintoma gripal (tosse, febre, coriza, falta de ar) permaneçam no interior do estabelecimento.

  • Providenciar barreira de proteção física quando há contato direto com o cliente.

  • Não promover liquidações a fim de evitar aglomeração de pessoas.

  • Orientar os consumidores a fazer o pagamento preferencialmente com cartões ou através do celular, evitando a manipulação de notas e moedas. Organizar as filas de “caixa” e atendimento mantendo distância mínima de dois metros entre os consumidores; evite cumprimentá-los com as mãos.

  • Aumentar o período de funcionamento dos refeitórios e distribuir os funcionários em horários de refeição distintos para evitar aglomerações.

  • Nos banheiros e lavatórios, coloque cartazes com instruções sobre a lavagem correta das mãos e sobre o uso do álcool em gel. Se o colaborador apresentar sintomas da doença, libere-o para buscar atendimento médico e/ou permanecer em casa.

  • Acompanhar também a ocorrência de casos suspeitos ou confirmados na família/residência do funcionário.

  • Não realizar reuniões presenciais, priorizando reuniões à distância (videoconferência). Caso não seja possível, fornecer máscaras.

  • Se possível, disponibilize serviços de delivery ou entrega em domicílio para os seus clientes, Promover campanhas de conscientização de combate ao Coronavírus entre os seus colaboradores.

  • Proporcionar um local específico para atendimento das pessoas que estejam enquadradas nos grupos de risco.

Mais detalhes no site da CDL/BH: www.cdlbh.com.br